Projeto entrega 50 galões de água potável para comunidade carente

O projeto Vida & Água para ARIS, aprovado pelo edital do COPEI, faz a entrega nesta quarta-feira (18) da primeira remessa de cinquenta galões com água potável da Serrinha do Paranoá para 50 famílias cadastradas pelo projeto na Cidade da Estrutural. A região administrativa é uma Área de Regularização de Interesse Social (ARIS) e o Sinpro participou da ação.

O projeto identificou, no ano passado, 200 mil pessoas no Distrito Federal que não estão tendo acesso a água potável da CAESB nas 39 ARIS do DF. Como estratégia de pesquisa-ação do projeto, foi inaugurada a primeira Casa Vida & Água da Estrutural em 12 de outubro de 2020, durante uma Live que congregou dezenas de parcerias de entidades da sociedade civil organizada.

Depois de muito trabalho remoto de articulação de redes e de acesso a localização de 50 famílias com crianças matriculadas no CF 02 da Estrutural, a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Oca do SOL da Serrinha do Paranoá, fará a entrega dos primeiros 50 galões com água potável certificada pela Adasa.

Para ampliar e atingir a totalidade das famílias sem-água potável em casa, o desejo da UnB é selar a parceria com a CAESB, mas até o momento a Empresa não se dispôs a oficialmente traçar uma estratégia de entrega de mais galões para essas comunidades.