Projeto do CEM 111 do Recanto das Emas foi finalista da Febrace

Estudantes e professores do Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas foram finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2022. O evento foi realizado de forma virtual entre janeiro e março deste ano.

O projeto que alcançou tal reconhecimento é “Captação de água da chuva e irrigação automatizada”, que vem sendo desenvolvido na escola desde o início de 2021. A partir da implantação de um reservatório de água da chuva, que permite a captação de 15 mil litros para utilização na horta e jardins da escola, estudantes desenvolveram o protótipo de um sistema de irrigação automatizado integrado ao reservatório, com sensores de umidade do solo, temperatura e luminosidade para controlar o momento certo de se fazer a irrigação das plantas. Os objetivos eram a economia de água e a potencialização da produção da horta.

Integrantes do projeto, os estudantes Maria Eduarda Rodrigues da Silva e Gabriel Menezes Alecrim; e os professores Francisco Carlos da Costa (orientador) e Geldo Ferreira de Araújo (co-orientador) receberam certificados pela participação na qualidade de finalistas. O êxito coroou um trabalho de anos de estudos, pesquisas e projetos de divulgação científica no CEM 111 do Recanto das Emas, com participações nos encontros, feiras e atividades de ciências do Distrito Federal e de outros estados.

O Sinpro-DF parabeniza o Clube de Ciências do CEM 111, em especial, os estudantes Maria Eduarda e Gabriel e os professores Francisco e Geldo! O sucesso do projeto “Captação de água da chuva e irrigação automatizada” é um orgulho para a rede pública do Distrito Federal e para todos os defensores e defensoras da educação pública!

Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A Febrace é realizada desde 2003, e desde então, todos os anos, mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais. Além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Projetos das escolas do DF

As escolas que quiserem que seus projetos sejam divulgados no site e nas redes do Sinpro podem enviar e-mail com as informações e contato para imprensa@sinprodf.org.br.

 

Conheça o projeto “Captação de água e irrigação automatizada”, do CEM 111 do Recanto das Emas: