Projeto consolida a conscientização racial e melhora da autoestima dos estudantes negros

Um projeto desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia Sul tem promovido muito mais que uma atividade pedagógica, mas a promoção da conscientização racial e a melhora da autoestima dos estudantes negros. Desde 2010 a orientação educacional do CEF Séries Finais realiza o Desfile da Beleza Negra, com o objetivo de incentivar o aprendizado em uma perspectiva antirracista, trabalhando o empoderamento dos(as) alunos(as), valorizando o protagonismo individual de cada um.

Sempre em Culminância aos projetos afro-indígenas, tendo como base as leis 10.639/03, 11.645/08 e 12.519/11, a atividade trabalha o estudo histórico, sociopolítico, econômico e cultural das etnias afro-indígenas brasileiras, bem como as raízes étnicas ameríndias e africanas que deram a origem da história do Brasil e do restante do continente americano. No projeto, que teve sua culminância na última segunda-feira (21), são realizadas exposições dos trabalhos; apresentações culturais, como capoeira, poemas, contação de história; e exibição de filmes com a abordagem da cultura afro indígena.

Durante a 12ª apresentação do Desfile da Beleza Negra a professora de História, Tatiane Brunes, foi homenageada pelo trabalho desenvolvido ao projeto durante todo ano, além das aulas sobre as questões raciais.