PROJETO CANTANDO NA ESCOLA

Como objetivo de promover a cultura, estudantes do CEF 405 Sul realizam a atividade Cantando na Escola, evento que reúne professores (as), estudantes e comunidade escolar.

O projeto teve início em 2014, e tem como objetivo trabalhar a música em todos seus aspectos, conhecendo a história de compositores e também instrumentos em geral.  Neste ano tem como tema principal o samba, que ressalta a diversidade cultural, e a linguagem musical como retrato da história e expressão universal da humanidade.

No dia que é celebrado a Consciência Negra, estudantes apresentaram o resultado desse processo de aprendizagem, fazendo um recorte cronológico que busca desvendar as origens do samba nos batuques africanos até os pagodes atuais, que estão na ponta da língua dos estudantes.

Para a diretora do Sinpro Ruth Brochado, atividades como essas abrem possibilidades para um novo olhar, valorizando o ensino público e aproximando toda comunidade escolar “O envolvimento dos alunos com a música chama a atenção pela maneira que é construída a narrativa, afirma”.

O projeto é de autoria da professora Adriana Cascaes (ARTES).