Projeto Calangos Leitores faz sucesso no CEM JK
O Projeto Calangos Leitores tem como objetivo incentivar a leitura de livros com a criação da própria biblioteca de literatura do leitor em formação. A cada semestre, os alunos e as alunas recebem uma lista de livros, com a sinopse e a foto de cada obra, e votam quais obras querem ler.
“Eles e elas têm um mês para lerem a obra, e na primeira segunda-feira do mês seguinte participam de uma roda de leitura, onde comentam o livro com nossa mediação”, conta a professoras Fernanda Mourão do CEM JK, que coordena o projeto na escola e realiza as rodas de conversa junto com as professoras Claudine Duarte, Renata Maria Braga Santos e Anna Cristina Rodrigues.
O Projeto Calangos Leitores começou em 2021 no CEM JK, com a participação e 14 alunos e alunas – hoje, esse número chega a 20. ”Não conseguimos comportar mais estudantes, pois contamos com doações’, lamenta Fernanda.
Neste semestre, as leituras escolhidas foram: As filhas moravam com ele, de André Giusti (com direito a presença do autor na roda de conversa); Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong, de Hwang Bo-Reum; e os clássicos O Quinze, de Rachel de Queiroz; e O Apanhador no Campo de Centeio, de J D Salinger.
Idealizado por Claudine Duarte, o projeto Calangos Leitores foi finalista do Prêmio Jabuti por 2 vezes, nas categorias Formação de Leitores (2018) e Fomento à Leitura (2023). Ele promove clubes de leitura para adolescentes em escolas públicas do Distrito Federal desde 2016. O formato adotado garante a recorrência dos encontros e instiga o interesse por gêneros literários distintos. A roda de conversa contribui para despertar as reflexões provocadas pelo hábito da leitura e os jovens leitores, de posse de seus próprios livros, se tornam agentes de formação de outros leitores em suas famílias e comunidades.
Em Brasília, o primeiro clube de leitura com um grupo de adolescentes foi formado em agosto de 2016 no Centro Educacional do Lago Norte – CEDLAN, comunidade residente no Varjão e no Paranoá. O Calangos Leitores já esteve presente em escolas públicas no Gama, no Cruzeiro, no Itapoã e, atualmente, está atuante no Centro Educacional do Lago – CEL, no Centro Educacional 03 – Centrão Guará e no CEM JK, na Candangolândia.
Já passaram pelo projeto mais de 500 jovens leitores, entre 13 e 18 anos, matriculados em escolas públicas do DF. O Calangos Leitores contabiliza quase 200 encontros realizados, considerando 28 clubes de leitura, 170 títulos de obras literárias. Cabe ressaltar que 4 mil exemplares de livros foram distribuídos para contribuir com a biblioteca individual de cada leitor e foram realizados 59 encontros com a presença de autores residentes no DF.