Projeto Anjos Cênicos, do CED Stella Querubins, completa 20 anos
O CED Stella dos Querubins realiza nesta semana mais uma edição do projeto Anjos Cênicos. Desta vez, as apresentações teatrais das turmas do CED Stella ocorrem nos dias 21, 22 e 24 de novembro.
O projeto Anjos Cênicos são apresentações teatrais de várias turmas com textos montados pelo professor Donne Pitalurgh, que realiza o projeto há 20 anos. O projeto interdisciplinar envolve vários professores de diversas matérias.
A proposta pedagógica desse projeto insere o teatro (e as artes cênicas de maneira geral) como mediador da interdisciplinaridade no cotidiano escolar do CED Stella Querubins desde 2003. “O projeto começa a ser elaborado ainda na semana pedagógica, quando os professores de várias disciplinas discutem comigo temas geradores, textos, imagens, músicas e ideias que são trabalhadas nas aulas regulares de Arte com o intuito de se criar um processo de encenação baseado no modelo da colagem cênica”, explica o idealizador do projeto, o professor de artes do CED Stella, Donne Pitalurgh.
O trabalho parte de poemas, músicas, dança, esquetes, teatro de sombras e outras linguagens para abordar temas sugeridos pelas disciplinas parceiras como Língua Portuguesa, História, Sociologia etc. Os últimos trabalhos também conseguiram estabelecer parceria com as aulas de matérias exatas, como Matemática e Química, e também com as aulas de Espanhol.
“O projeto Anjos Cênicos procura valorizar o diálogo entre as várias áreas de conhecimento e foca no protagonismo juvenil, pois busca aproveitar as habilidades que os estudantes trazem de sua vida cotidiana, como canto, dança, artes marciais, folia de Reis, hip hop, mas sempre associadas a algum conteúdo da grade curricular”, completa Donne.
O universo do teatro ajuda na autoestima dos e das adolescentes, que aprendem a falar em público com mais firmeza, e passam a se comunicar de forma mais clara e menos inibida.