Programação da Semana Pedagógica do Sinpro 2023

Em 2023, a Semana Pedagógica do Sinpro ocorre de 7 a 9 de fevereiro, e abordará temas como a EJA, o Novo Ensino Médio, Currículo em Movimento e as peculiaridades do regime de Contrato Temporário.

A Semana Pedagógica do Sinpro poderá ser acompanhada tanto de forma presencial quanto online. As inscrições vão de 18 de janeiro a 6 de fevereiro. Na hora da inscrição, é importante prestar atenção à modalidade de participação: profissionais do magistério se inscrevem na modalidade presencial, mas apenas os responsáveis pela coordenação pedagógica podem fazer a inscrição de sua unidade de ensino.

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Terça-feira, 7 de fevereiro

Às 9h, a semana pedagógica se inicia com o debate sobre O futuro do Novo Ensino Médio. Trata-se de questão que vem se desenrolando desde o “governo” Temer, e com a ascensão do novo governo, a ideia é que o Novo Ensino Médio seja redesenhado nos moldes e com a escuta de professores. Portanto, um Novo Ensino Médio é possível. Para abordar o assunto, o sindicato convidou Adilson César de Araújo, que é Doutor em Educação pela UnB e foi Pró-Reitor de Ensino do IFB (2013-19).  Araújo é pesquisador do Observatório Nacional do Ensino Médio e estuda os possíveis impactos da reforma do Ensino Médio nos Institutos Federais de Educação no estágio de Pós-Doutoramento da Universidade Federal do Paraná.

 

Às 19h, o tema do debate será a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vem cambaleando no DF. Para falar sobre o tema, o Sinpro traz Leila Maria de Jesus Oliveira, que vai explicar a necessidade da continuidade dos estudos, que nessa modalidade é tão específica, bem como os desafios q a EJA traz para o(a) professor(a) que atua, ao fim e ao cabo, com a classe trabalhadora. Leila é educadora popular, professora na SEDF desde 1989, pesquisadora e militante da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Possui Mestrado em Educação pela UnB e Doutorado em Educação pela UFG, é integrante do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), do Grupo Pró-Alfabetizacão – Fórum de Educação de Jovens e Adultos do DF (GTPA-FÓRUM EJA/DF), dos coletivos Genpex/UnB, Consciência/UnB, Pós-Populares/UnB e Ler Gramsci. Atua como colaboradora e pesquisadora no Programa de Extensão da UnB- Centro de Referência em Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos/Centro de Memória Viva DF.

 

Quarta-feira, 8 de fevereiro

Às 9h, o tema do debate é Currículo em Movimento, que é adotado na rede distrital de educação há uma década. Muitos professores da rede são novos, não tiveram a oportunidade de participar da construção desse currículo, mas têm a responsabilidade de aplica-lo no dia a dia de seu trabalho. Para conversar sobre o tema, o Sinpro traz exatamente a profissional que era subsecretária de educação básica na época q o currículo em movimento foi feito para falar sobre o currículo e os impactos de sua aplicação na educação pública do DF. Edileuza Fernandes da Silva é Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da UnB/programa de pós-graduação em educação, coordenadora do Observatório de Educação Básica da FE e professora aposentada da SEE-DF. Edileuza foi subsecretária de educação básica da SEE-DF, e nesse período coordenou a implantação do Bloco inicial de alfabetização e a elaboração do Currículo em Movimento da educação básica. Ela é organizadora de livros como: Ensino Fundamental: da LDB à BNCC e A Escola mudou. Que mude a formação de professores.

 

Quinta-feira, 9 de fevereiro

Às 14h haverá o debate sobre o Regime de Contrato Temporário. As diretoras do Sinpro Berenice Darc e Ana Cláudia, e os diretores Carlos Maciel e Cláudio Antunes vão falar sobre o formato de contrato que abarca em torno de 40% do funcionalismo do magistério do Distrito Federal. Quais as diferenças de salários, direitos e deveres entre os temporários e os efetivos? Quem ganha e quem perde com isso? A ideia é tirar dúvidas dos e das profissionais que atuarão em regime de contrato temporário no ano letivo de 2023, e também ajudar outros(as) profissionais de direção de escola a entenderem a dinâmica de direitos e deveres dos contratos temporários.