Programação da BDB de agosto homenageia o professor Antonio Miranda
O Professor de Biblioteconomia, poeta e multiartista Antonio Miranda é o homenageado na programação de agosto da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura. A programação terá exposições, sarau e lançamento de livro, celebrando a vida e obra deste artista de 84 anos.
Uma exposição com pinturas, poemas visuais, esculturas e livros raros do artista estará aberta ao público na galeria da Biblioteca Demonstrativa, de 5 a 31 de agosto, das 8h às 18h.
No dia 05/08, às 18h30, ocorre o evento de abertura, com noite de autógrafos e lançamento da nova edição do livro “A Quadratura do Ó”. E também será exibido (no auditório da Biblioteca), um vídeo da peça teatral “Tu país está feliz”, que interpretou poemas de Antonio Miranda, em 1971.
No mesmo dia, às 20h, o sarau “Antonio Miranda: para sempre Brasília” é uma exibição de poemas em movimento, além de declamação de poemas pelo autor, com relatos sobre a trajetória de sua vida e obra. O sarau terá a participação da professora da Universidade de Brasília (UnB) e cantora chilena, Elga Pérez-Laborde, que estará acompanhada da pianista Marília de Alexandria, para uma apresentação musical de composições poéticas do homenageado.
“Fiquei realmente emocionado e honrado com o convite para a homenagem na Biblioteca Demonstrativa, uma instituição que sempre defendi. Serão apresentadas minhas atividades no campo da Ciência da Informação, minhas obras literárias e artísticas e demais trabalhos que constituí ao longo de décadas de trajetória nos mais de 50 países por onde andei”, ressalta Antonio Miranda.
Sebastião Lima, coordenador da Biblioteca Demonstrativa, costuma dizer que “sou a soma dos mestres que passaram por minha vida e contribuíram para a construção do ser inacabado que sou. Homenagear o professor Miranda, é tentar sintetizar em simples aspas o legado de um desses mestres. Amigo, personalidade ilustre do Brasil para o mundo, doutor, orquidófilo, dramaturgo, poliglota, escultor, poeta, escritor, colecionador de amigos e raridades. A Biblioteca Demonstrativa com muito orgulho abre suas portas para outros mestres e discípulos, no dia do aniversário do nobre amigo, para ‘mirandiar’ na BDB”, destaca o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.
Antonio Miranda
Antonio Lisboa Carvalho de Miranda nasceu em Bacabal, Maranhão, em 5 de agosto de 1940. Com uma trajetória acadêmica e artística impressionante, Miranda é formado em Biblioteconomia pela Universidad Central de Venezuela, possui um Master in Library Science pela Loughborough University of Technology, na Inglaterra, e é Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Recebeu diversos títulos honoris causa e o título de Professor Emérito pela Universidade de Brasília (UnB).
Ele publicou mais de 100 livros em várias línguas e gêneros como poesia, contos, ensaios, crônicas, teatro, romance e crítica literária. Seus poemas estão traduzidos em 24 idiomas e é reconhecido por seus livros de artista, obras artesanais, poemas visuais e animaverbivocovisuais. Miranda também mantém o Portal de Poesia Ibero-americana há 22 anos, um acervo digital que reúne mais de 11.000 poetas e importante fonte de referência e de pesquisas sobre a poesia. É membro da Academia de Letras do Distrito Federal e da Associação Nacional de Escritores.
A Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. A Biblioteca também oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência.
A BDB está na EQS 506/507 (Asa Sul) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.