Programa Câmara Mirim recebe projetos pedagógicos de professores

As inscrições de projetos pedagógicos para o programa Câmara Mirim 2015 estão abertas até 30 de abril. Promovido pelo Plenarinho, o portal infantil da Câmara dos Deputados, a iniciativa oferece a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a chance de ser deputado por um dia. Nesta modalidade de participação, os alunos trazidos por professores com projetos selecionados participam de uma sessão simulada no plenário, com direito a apresentação, debate e votação de três projetos de lei escolhidos previamente.
Professores com diploma de graduação em nível superior que atuem nas séries indicadas, em colégios públicos ou particulares, podem se inscrever. O projeto pedagógico deve levar em conta os princípios gerais que norteiam o programa, como democracia, escolha de um representante, respeito à decisão da maioria, importância das leis, modo como são feitas e seu impacto na vida das pessoas.
O professor deve enviar um texto com uma proposta de trabalho de um ou mais desses temas em seu ambiente escolar. Os projetos pedagógicos serão analisados para a escolha dos seis melhores, segundo critérios de adequação ao tema e aos princípios do programa; correção ortográfica e gramatical; criatividade e aplicabilidade da proposta. Os autores selecionados terão o direito de levar até 40 alunos para o Câmara Mirim, mas as despesas devem ser pagas pelos próprios participantes. O evento será realizado em outubro na Câmara dos Deputados.
Oportunidade
Os educadores escolhidos para integrar o Câmara Mirim serão convidados pelo Plenarinho a participar também do Missão Pedagógica no Parlamento, outro programa da Câmara ligado à educação para a cidadania. Haverá a chance de integrar o curso Educação para a Democracia e o Parlamento, que contará com um módulo on-line, de 25 de maio a 28 de junho e outro presencial, em Brasília, de 31 de agosto a 4 de setembro.
Para a segunda iniciativa, a Câmara dos Deputados oferecerá deslocamento, alimentação e hospedagem aos participantes. As inscrições de projetos pedagógicos no Câmara Mirim podem ser feitas em www.plenarinho.leg.br/camaramirim/2015, que também disponibiliza outras informações sobre os programas.
(Do Correio Braziliense)