Programa Alternativo mostra projeto da Escola Classe 04 do Paranoá

O Programa Alternativo deste sábado (10) apresenta um projeto muito bem sucedido da Escola Classe 04 do Paranoá. Com o nome  de “Na Trilha, vida!”, objetiva proporcionar momentos de sensibilização e inclusão de estudantes – com deficiência auditiva, visual e transtorno de aspecto autista – por meio da realização de trilhas; incentivar a preservação do meio ambiente; desenvolver práticas voltadas à sustentabilidade, fazendo com que eles se vejam como sujeitos bio-psico-sociais.
As trilhas são realizadas na própria escola e, posteriormente, no Parque Nacional Água Mineral. Após cada trilha, os alunos são incentivados à autoavaliação do grupo em relação às atividades.
Atualmente, a Escola tem cerca de 628 alunos matriculados, distribuídos em 36 turmas. Destas turmas, oito são Classe Especial, 14 turmas inclusivas reduzidas, oito turmas inclusivas inversas e seis turmas regulares. Sendo uma Escola com essa clientela, é necessária uma visão especial de forma a atender a todas as peculiaridades dos alunos, para que sejam acolhidos sem distinção.
“Nossa missão é fornecer à comunidade uma educação de qualidade, crítica e transformadora, voltada para a formação integral do indivíduo de forma a contemplar todas as suas esferas: um ser humano social, histórico, afetivo, psicológico e cognitivo”, ressalta a professora da Sala de Recursos Sônia Cerqueira Alves da Silva, integrante do Projeto Na Trilha, vida!.
O Programa Alernativo, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.