Programa Alternativo mostra Festival Capoeira Adaptada

O projeto Festival Capoeira Adaptada, desenvolvido pelo Centro de Ensino Especial 1 de Taguatinga, será o destaque do Programa Alternativo deste sábado (09). O projeto pedagógico nasceu do Ginga Especial, em 1999, que deu origem ao grupo de capoeira adaptada Águia Dourada. Segundo relatos dos(as) professores(as) do CEE, em meados de 1995 o Mestre de Capoeira Gilvan ministrou um semestre de vivência com os estudantes e em 1999 foi idealizado o projeto, que foi aprovado e vigora até os dias de hoje.

O grupo conta hoje com cerca de 80 estudantes, todos com algum tipo de deficiência. As aulas acontecem no próprio turno de aula. São realizadas apresentações externas, quando solicitadas nas escolas ou outros locais, de acordo com a demanda. Este ano foi realizado o VII Festival de Capoeira Adaptada do Distrito Federal, promovido pelo CEE. Este Festival reúne outras escolas e grupos que desenvolvem a Capoeira Adaptada em todo o Distrito Federal.

O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 12h30, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.