Programa Alternativo celebra aniversário dos personagens Racumim e Racutia

O Projeto Reinventando a Biblioteca será o destaque do Programa Alternativo desse sábado (13). A Escola Classe 18 de Taguatinga celebrou o aniversário de 20 anos de Racumim e Racutia, personagens do Projeto. Idealizado por um grupo de professoras, a atividade busca mudar o aprendizado e incentivar a leitura.

 

Sobre o espetáculo 

Racumim e Racutia  são dois ratinhos que moram na biblioteca. O esperto ratinho Racumim, roendo os livros, acabou aprendendo a ler e amar as histórias. O desafio então passa a ser convencer sua mãe, Racutia, de que ler é mais valioso que manter a tradição familiar de roer livros.

Todo ano, as pedagogas elaboram um livro contando as aventuras desses personagens. O primeiro deles foi lançado em 2005 como o nome Deu rato na biblioteca. Em 2007, foi a vez de O rato adormecido e outros.

Os professores do colégio também usam e abusam das atividades lúdicas. Além de incentivar a leitura por meio das aventuras de Racumim e Racutia, durante o ano letivo, as crianças da Escola Classe 18 também participam de concursos de literatura e fazem redação.

Para a professora Célia Madureira Silva “não há criança que não goste de ler, há criança que não descobriu que gosta de ler”. “As crianças vivem a história dos ratos e querem saber qual o desfecho dela”, emendou a pedagoga Raquel Gonçalves Ferreira.

O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 12h30, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.