Professores(as) recebem vacina contra gripe até 26 de maio

A incessante luta do Sinpro-DF em prol da saúde dos(as) professores(as) deu resultado. Graças às constantes reivindicações feitas pelo sindicato desde 2013, os/as professores/as da rede pública de ensino serão incluídos no público prioritário de vacinação contra a gripe deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis para a população mais cedo, a partir de 17 de abril. “Basta comprovar que é professor e ele terá acesso à vacinação”, explicou o ministro da saúde, Ricardo Barros.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B e, agora, com a inclusão da categoria docente, está disponível também para os/as professores/as e outros grupos que compõem o público-alvo até o dia 26 de maio. A vacinação reduz risco de possíveis complicações, internações e a mortalidade na população-alvo. O DF, segundo informações da Secretaria de Saúde do DF, dispõe de 188 mil doses e as demais serão enviadas pelo Ministério da Saúde em outras cinco remessas.
A estimativa é imunizar 687.155 pessoas no Distrito Federal, o que corresponde a 90% de cobertura dos grupos de risco. “A inclusão dos/as professores/as na campanha de vacinação representa uma grande vitória. Desde 2013 lutamos para que a categoria fosse incluída nesta campanha, já que a gripe acaba adoecendo muita gente. Isso é fruto da luta que temos travado em prol da saúde desses/as profissionais que se dedicam diariamente a uma educação pública de qualidade”, analisa a diretora da Secretaria de Saúde do Sinpro-DF, Gilza Camilo.

Assim, a partir desta 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nacional, que começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio, professores/as das redes pública e privada de ensino do país passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses/as profissionais em todo o país poderão se vacinar contra a gripe nos dias 2 e 3 de maio. O objetivo é vacinar mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, há 60 milhões de doses para a imunização.

“Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, disse o ministro. Ele explicou que a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

  • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

 
Texto produzido por Carla Lisboa e Luis Ricardo