Professores lançam livro sobre a aprendizagem da matemática por meio da proposição de problemas

Professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, em parceria com Professor da Universidade de Brasília (UnB), lançaram, informalmente, pela Internet, o livro “A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática: uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade”.

A obra é de autoria de Cristina de Jesus Teixeira, professora-pesquisadora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e de Geraldo Eustáquio Moreira, professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). O objeto de investigação deles é a aprendizagem da matemática se configura a partir do anseio de buscar possibilidades para promover a aprendizagem a partir da proposição de problemas em perspectivas diferenciadas.

Para tanto, investigaram um projeto, que acontece no contraturno de uma escola pública de Brasília desde 2014, intitulado Matemática É para Todos (MEPT) que atende, aproximadamente, a 60 estudantes por ano. No MEPT, as atividades desenvolvidas são baseadas na proposição de problemas e desenvolvidas pelos estudantes organizados em pares.

O livro é dividido em três partes. A primeira, analisa o cenário no qual se desenvolvem as atividades referentes aos problemas; a segunda, aborda a dinâmica da interação dos estudantes em situação de resolução de problemas e as possíveis implicações para a aprendizagem da matemática, a terceira parte investiga a criatividade em Matemática dos problemas formulados pelos estudantes.

O estudo apresentado no livro foi totalmente desenvolvido no contexto de uma escola pública, não por quem de fora a olha e a investiga e sobre ela escreve, mas por quem faz parte do chão da escola e de todas as suas adversidades e, a partir da própria prática e da constante reflexão busca promover mudanças, numa dialética de construção e desconstrução que vai dando base para uma melhoria qualitativa da organização do trabalho pedagógico e, consequentemente, da aprendizagem da Matemática.

Certos de que a essência da Educação é oferecer aos estudantes possibilidade de desenvolver habilidades e competências que os capacitem a ler, analisar, interpretar o mundo à sua volta, resolver problemas e propor soluções criativas, reelaborar e adequar o conhecimento para aplicá-lo a novas situações, desejamos a todos uma excelente leitura!

 

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