Professores e orientadores continuam fora do teletrabalho

Os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal continuam com todas as suas atividades suspensas. Confirmando o que o Sinpro já havia informado anteriormente, a categoria não está em teletrabalho. Quem está nestas modalidade no âmbito das escolas públicas são os(as) gestores(as), conforme já havíamos falado quando a SUGEP emitiu a Circular nº 18/2020.

O Decreto nº 40.583/2020, do Governo do Distrito Federal, estipulava que todas as atividades no âmbito educacionais estariam suspensas, o que fez com que a Secretaria de Educação do DF colocasse em teletrabalho somente a área administrativa. O documento estipulava que esta suspensão iria até o dia 31 de maio. Porém, no dia 22 de maio o governador Ibaneis Rocha revogou este documento, emitindo o Decreto nº 40.817, organizando a Educação de outra forma.

É importante salientar que diante do novo decreto, a Educação continua com as aulas presenciais suspensas, mas abre a possibilidade para a SEE organizar planejamentos que irão conduzir o(a) professor e o(a) orientador(a) ao teletrabalho. Porém, a SEDE da SEE ainda não normatizou esta modalidade e o(a) professor(a) e orientador(a) deve aguardar instruções.

 

Sem data para início do teletrabalho

Nesta sexta-feira (29) o Sinpro buscou informações mais detalhadas com a Secretaria de Educação a respeito do teletrabalho e foi afirmado que a pasta está aguardando a conclusão do planejamento da área pedagógica e da parte administrativa para fixar uma data de retorno dos(as) professores(as) e orientadores(as) de forma gradativa, onde o teletrabalho será a primeira etapa. Diante disso, o primeiro passo para o retorno de forma gradativa é colocar o(a) professor(a) no teletrabalho para que ele(a) desenvolva atividades de planejamento. O segundo passo, que é o atendimento ao estudante de forma remota, será a etapa seguinte.

A secretaria frisou ao sindicato que hoje os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais não estão em teletrabalho e devem aguardar que a SEDE da SEE produza os documentos normativos para o início do teletrabalho, que hoje não tem data para começar. Portanto, segunda-feira (01) nenhum(a) professor(a) e orientador(a) está em teletrabalho, como alguns expressaram dúvidas a respeito disto. Todos(as) devem se manter em casa aguardando as informações que virão da SEDE da Secretaria de Educação.

 

Pesquisa

O Sinpro vem fazendo debate com a Secretaria de Educação, e para subsidiar parte desta discussão lançou duas pesquisas: uma direcionada aos pais e outra direcionada aos professores e orientadores. A pesquisa está chegando em seus momentos finais e o sindicato solicita que todos(as) que ainda não responderam, respondam.

Aqueles(as) que ainda não enviaram para os pais ou amigos que possuem filhos na escola pública, é importante que enviem.

 

Formulário de pesquisa dos professores/orientadores

Formulário de pesquisa dos pais