Professores do CEM 1 do Guará levam chorinho para a escola em homenagem ao Dia Nacional do Chôro

Em homenagem ao Dia Nacional do Chôro, instituído por uma lei federal no ano de 2000, dois professores do Centro de Ensino Médio 01, do Guará, realizaram uma amostra do gênero musical para estudantes e professores(as) da escola. A apresentação, que faz parte do projeto Música no GG, ocorreu no dia 5 de maio e foi organizado pelos professores Augusto Contreiras e Wanderson Bonfim.

Segundo o pandeirista e percussionista Augusto Rodrigues, a ideia foi mostrar o chorinho para um público leigo e, além disto, elaborar um projeto para mostrar o choro nas escolas juntamente com oficinas. A apresentação contou com a participação de Paulo Córdova – bandolin e sonorização, Fernando Machado – clarineta e saxofone, Tonho Afonso – pandeiro, Iza Costa – cavaquinho, além do próprio Augusto Rodrigues no surdo.

Wanderson, responsável pelo ensino de música para o ensino médio integral, salienta que o ensino de música no ensino médio é uma novidade, e lembra que quando o projeto foi montado e colocado em prática na escola, foi um grande desafio, primeiramente pela questão dos instrumentos. “Nós conseguimos os violões e os instrumentos para que pudéssemos lecionar esta disciplina, montamos o projeto e começamos. Os alunos têm tido um desenvolvimento muito grande, principalmente porque são alunos que começaram do zero. Então a gente está montando o repertório, aprendendo os primeiros acordes, as primeiras sequências harmônicas e já estamos tocando”, comemora o professor.

A resposta de muitos(as) alunos(as), lembra Wanderson, foi de compartilhar suas experiências de vida e musicais. “Não tem como mensurar o conhecimento que foi apresentado ali naquela apresentação. Foi algo realmente especial, e eu, como professor de música do CEM 01, tenho muito a agradecer ao professor Augusto Contreiras, que estava no violão de 7 cordas, e ao filho dele, Augusto Rodrigues, que estava na percussão”, finaliza.