Professores de Santo Antônio mantêm greve e ocupam gabinete do sec. de Educação

Na manhã desta quinta (10), os professores das escolas públicas de Santo Antônio do Descoberto (SAD), no estado de Goiás, que estão em greve desde a última terça (8), ocuparam o gabinete do secretário de Educação do município. A ação é uma resposta à negligência da administração local que cortou quase 50% dos salários dos docentes.
Os cortes foram baseados no parecer jurídico do subprocurador de SAD, que alega que os cálculos para a remuneração dos professores estão incorretos. No entanto, a presidenta do Sindsad ─ sindicato que representa o funcionalismo público do município ─ Clenilda Melquiades, relembra que a entidade conseguiu uma liminar que garante que não houve erros. Ela afirma ainda que, até o momento, não houve posicionamento dos representantes do município. Dessa forma, a ocupação no gabinete deve continuar no decorrer do dia.
Clenilda destaca também que, além do prejuízo financeiro, os professores estão sofrendo no âmbito psicológico, já que a maioria é responsável pelo sustento familiar. “Eles estão muito abalados com toda essa situação. O Dia das Mães está chegando e sequer poderão promover um almoço familiar para comemorar a data”, afirma a sindicalista.

Mobilização permanente

Pela manhã, a categoria realizou uma assembleia em frente à prefeitura, onde reafirmaram a necessidade de unidade neste cenário difícil para a educação pública municipal. No período da tarde, representantes dos trabalhadores têm audiência agendada com a promotora do município, onde exigirão a restituição dos valores descontados. Uma nova assembleia para avaliação do movimento está marcado para esta sexta (11).
“Estamos confiantes. Já temos uma sentença que nos favorece e vamos permanecer na luta. Além do mais, ao fazer o desconto, a administração passou por cima da decisão judicial que assegura que não pode haver cortes sem um debate prévio na Câmara Legislativa ou que o tema seja declarado inconstitucional”, assegurou a presidenta do Sindsad.
Por fim, Clenilda ressalta que o apoio da CUT Brasília tem sido essencial neste e nos últimos embates do funcionalismo público de Santo Antônio do Descoberto. “Somos gratos por todo o amparo nesses momentos tão difíceis. Ter o apoio da Central, na pessoa do seu presidente, Rodrigo Britto, só fortalece nossa luta e nos dá força para continuar”, finalizou.