Professores da rede privada avaliam no sábado (20) proposta negociada no TST

O conteúdo completo de uma proposta negociada durante a audiência de conciliação com as escolas particulares deverá ser apresentado em assembleia extraordinária do Sinproep-DF, no próximo sábado (20), às 9h, na sede do Crea-DF, na 901 Sul, Conjunto D (ao lado do Parque da Cidade). Antes, a proposta será apreciada por assembleia dos patrões.
A proposta é fruto de longa negociação realizada na última sexta (12) durante a audiência relativa ao dissídio coletivo ainda da campanha de 2013/2014, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Sob a mediação do relator do dissídio coletivo no TST, ministro Fernando Eizo Ono, os donos de escolas concordaram em levar a proposta para apreciação na assembleia do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do DF (Sinepe).
Esta foi a quinta reunião convocada entre as comissões de negociação dos Sindicatos. Na ocasião, o ministro reconheceu o professor como o principal elemento para o sucesso de uma escola. Para ele, a soma do trabalho do professor e a correta gestão administrativa são dois fatores responsáveis pelo sucesso e crescimento de uma instituição de ensino. “Se o professor tem participação nesse crescimento acho justo pagar melhor”, disse.
Com o aval do relator, a proposta negociada no TST apresenta avanços, principalmente para aqueles que recebem na faixa do piso salarial. Também traz melhorias para os coordenadores e orientadores educacionais.