Professores apresentam espetáculo “A História da Música Brasileira”

Arte-educadores da rede pública de ensino do DF utilizam o teatro e a música para trabalhar a diversidade do povo brasileiro com alunos do EJA

astridstudart3
Mergulhar na história da Música Brasileira a partir de fatos históricos. Sair do modelo tradicional e propor uma aula diferenciada para turmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos –  de escolas públicas do Distrito Federal, utilizando o teatro e a música. Essa é a proposta do grupo Arte Voadores, quarteto de artistas-docentes da Secretaria de Educação do DF, que se reuniram para ensinar por meio da arte.
O projeto “A História da Música Brasileira” reúne, com boa dose de humor e irreverência, momentos e personagens históricos para retratar a evolução da música no Brasil desde o descobrimento. A diversidade cultural do povo brasileiro, que funde elementos da cultura europeia e africana é apresentada de forma divertida e cativante visando promover o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos estudantes.
A proposta do grupo de professores é tirar os alunos da sala de aula para vivenciar novas experiências,  conhecer mais, de forma lúdica e interdisciplinar, sobre a singularidade musical do brasileiro e sua importância para a construção do país que reconhecemos hoje.
Pelo palco passam personagens que representam figuras icônicas como os indígenas, que habitavam o país quando por estas terras chegaram os portugueses, o próprio Pedro Álvares Cabral e os padres jesuítas. O espetáculo ambém apresenta  nomes importantes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda e Luiz Gonzaga, e passeia por movimentos culturais como a Jovem Guarda, a Tropicália e o rock brasiliense.
“Percorremos toda a história do Brasil, desde a chegada dos portugueses fazendo uma cronologia dos fatos históricos por meio do teatro e da música. Apresentamos de forma interdisciplinar a diversidade do nosso povo e a riqueza da música popular brasilieria buscando cativar o maior número de pessoas e fazer com que os alunos abram seu leque de conhecimento”, explica Kaká Ticiano, uma das idealizadoras do projeto.
Para marcar o ritmo da aula-espetáculo, a trupe de arte-educadores utiliza instrumentos como zabumba, alfaia, bateria, teclado, baixo, violão, flauta e escaleta.
astridstudart1
Após a apresentação, o grupo propõe a realização de oficinas de ritmo, contação de histórias, danças folclóricas, cantigas, adivinhas e brincadeiras e oferece aos alunos a oportunidade de experimentarem os  instrumentos musicais e conhecerem mais profundamente ritmos brasileiros como o coco, o xote e o maracatu.
“Depois do espetáculo realizamos atividades coletivas com os alunos e trabalhamos a musicalidade, os parâmetros do som, ritmos, a contação de história e a dança, incluindo o público de forma dinâmica e cênica”, resume.
O projeto percorre escolas com turmas de EJA em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal e acontece entre os meses de abril e maio. Já estão confirmadas apresentações na Escola Classe 03 do Paranoá , CEM 03 da Ceilândia,  CED Irmã Regina e CEF 02 de Brazlândia.
O projeto “A História da Música Brasileira” é uma realização do Beco da Coruja Produções e tem o patrocínio do FAC.
Apresentações em abril
15/04 – CEM 03 da Ceilândia ( período vespertino)
28/04 – CED Irmã Regina de Brazlândia (período noturno)
*Todas as apresentações serão gratuitas.