Professora lança livro sobre BNCC e currículos subnacionais
A professora Mestre Alessandra de Paula, em parceria com o professor Doutor Francisco Thiago Silva, convida a categoria para o lançamento do livro BNCC e os currículos subnacionais, que será feito durante uma Live nesta quinta-feira (27), às 19h, pelos canais @francisco.thiago.unb e @profa.alessandradepaula. A obra analisou as relações estabelecidas entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos subnacionais, compreendendo que esse encontro é o ponto de partida para as políticas educacionais e curriculares. Nesse contexto, foi analisada a forma pela qual as unidades da federação atualizaram seus currículos à luz da BNCC.
Segundo a educadora, o livro debate a premência de um núcleo comum, averiguando se os estados e o Distrito Federal absorveram a Base como prescrição ou orientação, identificando os pressupostos teórico-epistemológicos que sustentam as propostas curriculares e estimando o grau de adesão dos currículos à BNCC. O livro se pautou em constructos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e nas estratégias de revisão bibliográfica e análise documental para a construção dos dados.
“Os resultados revelaram que, pelo menos em nível prescrito, a Base é uma abundância normativa, que a profusão conceptual e os equívocos teórico-epistemológicos da Base se reproduzem nos documentos subnacionais, os quais, contudo, em sua maioria, a absorveram como orientação e demonstram baixo grau de adesão à BNCC. Ressaltamos a urgência de estudos no campo curricular e em teoria do conhecimento que permitam avanços em relação ao desenvolvimento dessa reforma, que incide em todos os mecanismos da prática escolar”, salienta Alessandra de Paula.