Professora de Taguatinga estimula estudantes a se vacinarem contra a Covid-19

A escola vai além da garantia de aprendizagem, além da busca pelo conhecimento, pelas habilidades e pelos valores necessários à socialização, pontos diretamente ligados ao trabalho dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais. Em tempos de pandemia e dos ruídos provocados pela disseminação das Face News, uma professora de Taguatinga tem ajudado na vacinação dos(as) estudantes.

Ao perceber o desinteresse de seus alunos pela imunização contra a Covid-19 após a ampliação da campanha de vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos no Distrito Federal, Kamila Braga Rodrigues, professora de Sociologia do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Taguatinga, decidiu dar 1 ponto na média para aqueles(as) que se vacinassem. A artimanha deu resultado e vários(as) alunos(as) foram ao posto de saúde e se vacinaram. “A gente que é professor sabe bem como é que funciona isso. Então eles já ficaram super animados. A escola onde trabalho fica ao lado de um posto de saúde. Muitos deles já falaram: professora, saindo aqui da escola eu já vou vacinar. Fico muito feliz com isso porque a vacinação é a forma comprovada cientificamente para que a gente possa controlar essa pandemia. É fundamental que eles tenham essa consciência e que também levem essa consciência para dentro de casa”, explica.

Além da vacinação, os(as) estudantes também tiveram que fazer uma pesquisa sobre a importância da campanha de vacinação. A educadora explica que a ideia é propor o estudo sobre os efeitos benéficos para a sociedade a partir da vacinação. “A escola é um espaço de ciência e de valorização disso. Então a ideia é que eles entendam a importância de vacinar. Então além do cartão de vacina, eles também vão fazer uma pesquisa científica sobre a importância da vacina e também sobre a relação dessa vacinação com o papel deles na cidadania, o papel deles frente essa situação de pandemia, o que eles podem fazer em relação a isso”, explicou.

O Sinpro acredita que a vacinação é o principal instrumento para acabar com o novo Coronavírus, e para isto é necessário que adultos e adolescentes se imunizem. Por isso, é importantíssimo que a escola e a categoria informem e contribuam para a construção do pensamento crítico, incentivando os jovens a se imunizarem, se protegerem, protegerem a toda a comunidade escolar e à sociedade. “A atitude desta professora serve de exemplo para todos nós. A escola é um espaço de aprendizado e o incentivo à vacinação é uma forma de ensinar. Vacinar é cuidar de nós e de todos que nos cercam”, enfatiza a coordenadora da Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sinpro, Elbia Pires.

 

* As falas da professora Kamila Braga Rodrigues foram retiradas de matéria publicada no jornal O Globo.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS