Professora da EC 13 de Taguatinga é premiada

Ivanilce Galvão Borges, professora da Escola Classe 13 de Taguatinga, recebeu o prêmio Professores do Brasil, na etapa distrital, na categoria “Anos Iniciais – Ciclos de Alfabetização 1°, 2° e 3° anos”, com o projeto “Para cada foto, um fato a ser contado, um parágrafo a ser desvendado”.
De acordo com a professora, “o projeto partiu da necessidade de os alunos descobrirem o que é um parágrafo, pois eles escreviam em bloco e precisavam perceber esta mudança no texto. Eu fotografo, faço alusão de imagens diferentes para mostrar que os parágrafos são assuntos diferentes. Como por exemplo, a reprodução do chuchu e da abobrinha na nossa horta”, exemplifica.
É um projeto que fotografando cada momento de uma planta, o aluno percebe que cada foto retrata um instante particular e que este momento é diferente da foto/momento posterior. E assim é feita a alusão com o parágrafo. Desta forma, as crianças da escola envolvidas no projeto, que têm entre 8 e 9 anos de idade, entendem que a mudança para outro parágrafo retrata outra etapa, outro momento.
“As crianças hoje têm noção do que é uma análise de uma imagem. Eu atingi o objetivo de esclarecer o parágrafo como um todo, inclusive para alguns alunos que ainda não eram alfabetizados”, afirma a professora.
A relação de todos os vencedores da premiação podem ser conferidos aqui.