Professora aposentada portadora de ELA pede ajuda da categoria

Delci Bispo de Souza, professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), precisa de sua ajuda. Diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Delci precisa de R$ 20 mil reais para adquirir os equipamentos que facilitam sua travessia por essa doença irreversível.

AJUDE A PROFESSORA DELCI
Sem condições financeiras, Delci precisa adquirir, urgentemente, uma cama apropriada (maca adaptada) e um guincho (elevador). A professora pede ajuda, por meio de um financiamento coletivo, para comprar os dois equipamentos.

A VIDA DELA DEPENDE DE VOCÊ
O seu gesto de caridade pode amenizar o sofrimento de Delci. Para doar, é preciso entrar no endereço da Vakinha eletrônica, na Internet. Clique aqui e faça sua doação.

Delci foi professora de história da rede pública de ensino do Distrito Federal. Trabalhou em várias escolas entre os anos de 1979 e 2000. Aposentou-se por invalidez quando atuava no CEF 21 do P Norte, após um atropelamento. Ela deu aula no extinto CEF 53, na Expansão do Setor O; e no CEF 36. Atuou no CEF 21 desde a inauguração da escola.

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)
A ELA é uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores – células responsáveis pelos movimentos voluntários da musculatura. Geralmente, os sintomas da doença são fraquezas e atrofias musculares,
contrações involuntárias e câimbras.

Quando atingem os músculos da fala e da deglutição (ato de engolir) essas funções também são prejudicadas. Apesar do comprometimento do movimento e da fala, a ELA dificilmente afeta células responsáveis pela percepção e raciocínio dos pacientes.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, a cada 100 mil pessoas, cerca de 2,5 desenvolve a doença por ano e a idade é um fator importante para a sua ocorrência, sendo mais frequente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.