Professor lança “Beco”, um livro que discute diversidade e luta de classe

Darlan Alves, professor de Matemática da rede municipal de ensino da Cidade Ocidental, lançou neste mês nas redes digitais a obra “Beco”, cujo enredo trata da diversidade e luta de classe no interior de Goiás. A história se desenvolve no município de Luziânia, e mostra a luta por direitos sociais e como grupos historicamente excluídos, como negros e LGBTQIA+, se organizaram para vencer dificuldades.

 

 

“O livro/HQ Beco conta a história de uma sociedade distópica em busca de direitos sobre os outros. Uma guerra é gerada devido as pessoas sempre buscarem direitos sobre as outras raças. Uma iniciativa somente é tomada quando a alta cúpula é inserida e prejudicada. Resolveram, então, dividir as cidades em muro de contenção, onde cada parte das cidades seria uma cidade para cada raça. Assim surgiu a cidade dos negros, cidade dos brancos, cidade ROSA e a parte que cabe aos indígenas. A verdadeira minoria mostrada a todos, onde aqueles que mais precisam de verdade da atenção das autoridades, são exilados entre os muros, no BECO. A história se passa em um ambiente muito conhecido com monumentos e paisagens da cidade do entorno, Luziânia”, conta Darlan Alves.

O lançamento virtual foi pela Editora UICLAP. Acesse AQUI ou AQUI

Capitais

O professor Darlan Alves de Oliveira recomenda também a leitura de outra obra publicada recentemente, aplaudida pelo público leitor que acompanha sua produção. Trata-se do livro Capitais. Nele, uma andorinha acorda no início do rigoroso inverno do Rio Grande do Sul, e parte em uma jornada para reencontrar seu bando.

“Com a chegada do frio, a escassez de alimento é iminente. Em uma aventura épica repleta de desafios e perigos, nosso protagonista atravessa as 27 capitais brasileiras, admirando alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos de cada uma. Tudo isso em uma busca incansável para se reunir com seu bando”, conta o autor.

Capitais também foi lançado pela Editora UICLAP, e está disponível nas redes. Acesse AQUI ou AQUI

Quadrinhos
Darlan Alves é o filho mais novo de uma família de oito irmãos. A família cerca de 15 km de Luziânia, e viviam dos recursos necessários disponíveis.

“Meu pai, comerciante, juntava as moedas para meus irmãos irem até a cidade pagarem as contas, o que restava além do dinheiro das contas eram apenas migalhas para que pudessem pagar passagem de ônibus para irem e voltarem. Eles, então, faziam o trajeto de ida e volta a pé, e utilizavam o dinheiro restante da passagem para comprarem quadrinhos. Ao retornarem, deliciávamos com as histórias literárias com heróis e vilões, lutas e dramatizações. Assim, iniciei minha história com a literatura, o que me fez aprender a ler antes mesmo de ir para a escola”, conta.