Professor fortalece projeto de tecnologia em escola sem internet e computador

Ciro Naum Rockert dos Santos é professor de Artes do CED Myriam Ervilha e um apaixonado por tecnologia. Para ele, as dificuldades impostas pela ausência de um projeto político de real valorização da educação pública não são suficientes para impedir que estudantes da escola imerjam no mundo de jogos, aplicativos, realidade virtual e, dali, vislumbrem o próprio futuro.

A proposta deu o ponta pé inicial com estudos sobre design, arquitetura de celulares, dicas de livros. O interesse dos estudantes foi tão grande que, já no primeiro momento, foram desenvolvidos 20 aplicativos.

Entre os apps desenvolvidos, está o Tilary, disponível na Play Store e na Apple Store. Voltado para mobilidade urbana, o app de corrida, além de ser mais barato que a maioria dos concorrentes, integra a região de Santo Antônio do Descoberto e de Água Quente, que tem dificuldade de ser atendida pelos aplicativos convencionais.

O projeto rendeu até Moção de Aplausos e Congratulações pela Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por também facilitar a vida de quem sofre com a carência da oferta de transporte coletivo.

Neste ano, os estudantes entraram no metaverso – espécie de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais –, com o projeto Escola Imersiva. Em fevereiro, professor Ciro Naum conseguiu para os estudantes um óculos de realidade virtual VIVE Focus 3, o mais avançado em tecnologia. “O óculos foi garantido por emenda parlamentar do deputado Fábio Felix. Esse é um equipamento que pode ser utilizado para realização de cirurgias, para engenharia, para lazer. Já levamos os óculos para alguns eventos e foi um sucesso. Imagina se conseguirmos mais 10, 20, 30 óculos desse?”, sonha o professor.

Paralelamente, o desenvolvimento de aplicativos pelos estudantes continua a todo vapor. “No primeiro semestre, levamos 30 estudantes para o curso Apple Developer Academy, aqui no DF. Planejamos levar mais um grupo nesse segundo semestre para concluir com chave de ouro o App Awards. Somando tudo que a gente fez até agora, posso garantir que teremos de 50 a 60 apps até o final do ano. Ou seja, a nível de prototipação, para uma escola pública que não tem internet para estudante, não tem sala de informática, não tem computador e, muitas vezes, os alunos não têm nem computador em casa, o que esses estudantes fazem é algo incrível!”, relata o professor, orgulhoso.

Os aplicativos são de todos os tipos: além de jogos, há os direcionados à mobilidade, ao combate da violência doméstica, corte de cabelo, compra de marmita, maquiagem. “O nível de profissionalismo e seriedade que os estudantes estão levando isso, está trazendo oportunidades. Já têm empresas estrangeiras interessadas nos aplicativos”, conta professor Ciro.

Um dos reconhecimentos ao projeto coordenado pelo professor veio com o jogo de RPG inspirado na série Peaky Blinders. O game foi compartilhado pelo Glitch Factory, vencedor do Big Festival 2022, na categoria melhor jogo de RPG de ação 2D do Brasil.

Outro triunfo do grupo veio com o jogo Reflection, inspirado em mitologia grega e nórdica, misturado com influências do mundo de Alice no País das Maravilhas. Desenhado e animado por estudantes do CED Myriam Ervilha, o vídeo teve 1 milhão de visualizações em uma rede social de compartilhamento de vídeo.

“Esses jovens conseguem criar produtos, conhecimento, conteúdo e, o mais importante, identidade cultural. Eles trazem orgulho e a afirmação de que aqui também pode ser um polo de tecnologia”, diz o professor categoricamente.

Embora a disposição e a coragem de levar o projeto Escola Imersiva à frente, professor Ciro Naum conta que a proposta poderia avançar ainda mais com investimento. “Temos sempre a ajuda de diretor da escola, que é muito rápido e solícito para viabilizar ônibus, lanche para levar os estudantes a eventos. Mas precisamos de investimento”, diz.

Quem puder colaborar com o projeto de tecnologia realizado no CED Myriam Ervilha pode depositar qualquer valor no PIX do professor Ciro Naum, chave (telefone) 61998218862.

MATÉRIA EM LIBRAS