Professor é assassinado em Valparaíso

É com pesar que a diretoria do Sinpro informa o falecimento do professor Júlio César Barroso de Sousa, assassinado nessa terça-feira (30) no momento que dava aula no Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso. O educador de 41 anos, que também já trabalhou no CEF Vendinha, foi morto a tiros por um aluno da escola logo após ter sido expulso por graves ameaças a uma professora.

O crime é mais um nítido sinal de hostilidade e intolerância nas relações interpessoais vivenciadas na sociedade brasileira. Esta hostilidade é refletida nos mais variados segmentos, dentre eles no ambiente escolar. Estes pontos se transformam em episódios de violência, exemplo visto no assassinato do professor Júlio César.

O Sinpro tem lutado por uma educação inclusiva, que além de levar o conhecimento ao estudante, também supra deficiências e ausências de políticas públicas do estado, além de um ensino de qualidade para todos e todas, ponto que oferecerá oportunidades de uma vida melhor para estes estudantes.

Além de enfrentarem o desafio diário de lecionar em escolas sem estrutura e sem investimento do governo na Educação, os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais muitas vezes vivenciam uma rotina de desrespeito, ameaças, agressões verbais e físicas. Infelizmente, esta é a realidade vivenciada em muitos estados e a tendência é aumentar se não houver um investimento imediato na educação e na valorização dos professores e professoras do Brasil.

Vivemos em um país marcado pela cultura do ódio e da intolerância e somente a educação será capaz de reverter essa situação. Nos solidarizamos ao professor Júlio César e reafirmamos o compromisso da diretoria do Sinpro-DF na luta constante em defesa dos direitos e pelo fim da violência nas escolas.