Professor da SEEDF lança livro sobre corrupção política e republicanismo inspirado em Jean-Jacques Rousseau

Vital Alves, filósofo e professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, lançou, nesta semana, o livro “Corrupção política e republicanismo – a perda da liberdade segundo Jean-Jacques Rousseau”. Trata-se de um estudo que busca compreender a tradição republicana a partir de um problema de extrema gravidade e atualidade inquestionável: a corrupção política.

 

A obra tem o pensamento de Rousseau como principal companhia e, ao mesmo tempo, dialoga com outros teóricos republicanos (Cícero, Maquiavel e Montesquieu). Ao analisar as razões pelas quais a corrupção se apresenta como um problema altamente nocivo à República, o livro oferece a sua contribuição para a ligação de Rousseau ao republicanismo, isso porque, ao se buscar realizar esse objetivo, analisam-se outras noções e conceitos considerados pertinentes à reflexão sobre os perigos da corrupção política para a República.

 

O livro é resultado de sua pesquisa de doutorado. O embrião dessa pesquisa, segundo ele, foi fecundado a partir da sua inquietação com as tensões entre soberano e governo, poder legislativo e poder executivo. Sua relação com a atualidade é bastante significativa, uma vez que o livro trata de um problema atemporal e de atualidade inquestionável: a corrupção política. E busca examinar as causas e as prováveis consequências desse problema para a sociedade de maneira geral.

 

“Penso que o livro chega ao público em um momento crucial e oferece uma contribuição para pensarmos não só o problema da corrupção política, mas, outros temas diretamente relacionados a ele, como, por exemplo, a desigualdade social, a maneira como as facções ou vontades corporativas atentam contra o bem comum, as tensões na relação entre os poderes legislativo e executivo. Além disso, analisa e suscita uma profícua discussão acerca dos fundamentos da República, isto é, a igualdade, a liberdade, o bem comum, a virtude política e a necessidade de uma educação que forme cidadãos comprometidos com esses fundamentos e valores”, afirma o professor.

 

Para adquirir o livro, acesse o site da editora: https://editoradialetica.commercesuite.com.br/humanidades/corrupcao-politica-e-republicanismo-a-perda-da-liberdade-segundo-jean-jacques-rousseau

 

Mestre e doutor em filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa de Ética e Filosofia Política, Vital Alves foi professor assistente na UFG (2013-2015) e da Universidade de Brasília (UnB) (2018). Ele é o primeiro doutor em Filosofia da Região da Região Centro-Oeste do Brasil e, no período do doutorado, realizou estágio-sanduiche na França, na Université de Montpellier. Também participou dos encontros promovidos pelo Centre Rousseau da Univeristé Sorbonne. Atualmente, é professor da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Ajudem o autor comprando um volume e boa leitura!