Professor da rede pública conquista prêmio com projeto de horta em escolas rurais do DF

Uma tese que debateu sobre um projeto de hortas em escolas rurais do Distrito Federal levou um professor da rede pública de ensino a conquistar o primeiro lugar no Prêmio Regional de Dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O Prêmio PROFMAT tem como objetivo proporcionar visibilidade e reconhecer o mérito dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por ocasião da conclusão do programa em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Trabalhando o tema Modelagem matemática e interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na construção de um projeto de hortas em escolas rurais do Distrito Federal, Andrei Braga da Silva, professor de Matemática do CEF Nova Betânia, em São Sebastião, conta que o objetivo do projeto é tornar a aprendizagem de Geometria mais prazerosa e de maneira prática. Além do certificado de premiação, o educador apresentou o trabalho em uma palestra no Workshop Nacional do Mestrado PROFMAT, no Rio de Janeiro, além de receber um convite para publicar um artigo com o conteúdo na Revista Professor de Matemática ou na Revista Professor de Matemática Online.

O trabalho foi aplicado de forma adaptada em São Sebastião como uma eletiva do novo ensino médio no CEM 01 de São Sebastião, tratando da interdisciplinaridade e da modelagem matemática, incorporando boa parte as disciplinas do ensino médio, com a proposta de construção de hortas em formatos de polígonos regulares. “Construímos as hortas, possibilitando que os alunos aprendam um pouco de cada disciplina, tendo a Matemática como permeadora de todo processo. Os estudantes conseguem aprender Geometria plana espacial de maneira prática no momento que estão construindo as hortas”, explica o educador, comentando que já teve convite para apresentar o projeto em Campina Grande, na Paraíba, e em Goiânia, para os alunos do mestrado da UFG.