Professor da rede conquista duas medalhas de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024

A rede pública de ensino do Distrito Federal foi muito bem representada no Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, disputado em Brasília nos dias 15 e 16 de junho. Durante a disputa da competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que reúne provas de Atletismo, Natação, Halterofilismo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Bocha, o professor do Centro Educacional 06 de Taguatinga Norte, Jailson Kalludo, conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades de Arremesso de Peso e nos 400 metros rasos.

Ao todo, 287 atletas participaram do Meeting Paralímpico na capital federal, e traz como objetivo desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. Os(as) atletas competirão em São Paulo, dos dias 19 a 22 de julho, onde os(as) competidores(as) poderão somar pontos para o Campeonato Nacional.

Para Jailson Kalludo, o esporte paraolímpico não é um esporte de quem chega primeiro, mas um esporte que agrega, uma grande festa para que as pessoas com algum tipo de deficiência possam se incluir no esporte. “O espírito do esporte paraolímpico é festejar uma conquista através da sua deficiência, das suas dificuldades motoras, intelectuais, físicas ou sensoriais. O esporte paraolímpico veio para simbolizar que as pessoas com deficiência podem fazer o que quiserem, podem estar onde quiserem e se perpetuar como um ser humano que pode transformar na área do esporte, independente da sua deficiência”, ressalta.

Jailson é formado em Filosofia, Sociologia, História e Jornalismo pela Universidade Católica, tem pós-graduações em Raça e Gêneros e em Didática do Ensino Superior, trabalha no CED 06 de Taguatinga há 24 anos e desenvolve atividades com alunos(as) PCD na área da capoeira adaptada.