Professor aborda reflexão sobre existência, vida e morte em exposição fotográfica

Vida eterna para alguns, fim de tudo para outros. Falar da morte é também falar de vida; é refletir sobre a própria existência, mesmo que seja a partir do deixar de existir de outra pessoa. Essa e outras provocações são feitas pelo professor e fotógrafo Cleber Cardoso Xavier, na exposição “Insistir no existir”. Com curadoria de Simone Oliveira, a instalação fotográfica vai até dia 30 de junho, na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça a sábado, das 17h às 23h.

Cleber Cardoso Xavier expõe cerca de 50 fotografias clicadas durante mais de duas décadas no Brasil, Peru e Chile. Nos registros, o artista examina e documenta desde a organização do espaço fúnebre até objetos arquitetônicos que recebem os corpos sem vida, dando atenção aos detalhes estéticos e ornamentais que compõem o repositório de memórias familiares.

A exposição também traz uma reflexão autobiográfica do professor e fotógrafo, que no registro das fotografias revive memórias da infância, como o velório da avó materna e os cortejos fúnebres realizados no interior de Goiás, onde passou boa parte da vida. Na instalação fotográfica, Cleber Cardoso Xavier ainda aponta o interesse pelo assunto morte e vida pela perspectiva religiosa, como a crença na vida após a morte e a reencarnação.

“Uma das intenções desta exposição é provocar o espectador quanto ao seu existir, suas relações, suas memórias e seus sentimentos para consigo próprio e para com o outro; seja este outro o meio ambiente, o caminhante desconhecido, o ente familiar mais próximo ou até
mesmo o ser esquecido no fundo da gaveta da memória que não mais ocupa lugar de destaque no olhar”, reflete Cleber Cardoso Xavier.

Serviço
Exposição fotográfica – Insistir no existir, por Cleber Cardoso Xavier
Local: Galeria Olho de Águia
Endereço: CNF 1, Ed. Praiamar, Lj12 – Taguatinga-DF
Data: de 16 de junho a 30 de junho
Horário de visitação: das 17h às 23h
Instagram: @ccxavier @galeriaolhodeaguiaoficial