Proem realiza, com sucesso, “Dia D”: uma missão do NaMoral

Os(as) estudantes da Escola do Parque da Cidade (EPC-Proem) deram um show de aprendizado nas apresentações de uma das missões do projeto NaMoral. Eles(as) participaram do Dia D e cumpriram com sucesso a meta pedagógica de uma das missões do projeto de apresentar para toda comunidade escolar o herói ou os heróis construídos por eles(as) mesmos(as).

Nesta edição 2024 do NaMoral, um projeto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF), a primeira missão, realizada no dia 29 de maio, foi a de mediar a construção de heróis pelos(as) estudantes, que, por sua vez, foram inspirados nos(as) professores(as)  e/ou nos(as) servidores(as) da escola.

“Esse é o segundo ano de participação da escola e o projeto dura o ano todo a partir de “missões”, que precisam ser realizadas por estudantes e professores(as). O projeto já faz parte do Projeto Político-Pedagógico, o PPP da escola, e, em sendo a EPC-Proem uma escola em tempo integral, o NaMoral contempla as atividades diversificadas de nossa grade”, afirma Pedro Luiz da Silva Filho, professor de arte e história da SEE-DF e diretor da escola.

Ele diz que, este ano, “houve um crescimento do projeto em relação ao ano passado, com a participação de todos e todas, em razão de um melhor entendimento da dinâmica e da união de outros projetos que já faziam parte também do nosso PPP, como a ‘Lojinha Proem'”, informa.

Na avaliação do diretor, “o projeto é positivo, uma vez que agrega a participação de toda a comunidade escolar, pois tivemos, inclusive, a participação das famílias. Os ganhos pedagógicos e materiais para a escola também foram muito satisfatórios, no que diz respeito às premiações e às parcerias”.

Este ano, o responsável pelo projeto foi o professor de geografia Peterson Couto Araújo. “Ele conduziu as missões de forma brilhante”, informou Luciane Silva Queiroz de Freitas, professora de geografia e vice-diretora da EPC-Proem. Segundo ela, dentre os projetos desenvolvidos pela escola e incorporados ao NaMoral, destaca o “Banco PROEM e o “Encontro das famílias”.

A orientadora educacional Cláudia Maria Garcia é a responsável pelo projeto Encontro das famílias. “Nossa escola conta com a participação de pais, mães e/ou responsáveis pelos(as) adolescentes e, uma vez por mês, realiza projeto com o nome ‘Encontro das famílias’. O objetivo é estreitar os laços com a comunidade escolar e assegurar uma participação efetiva da família na escola, cultivando a cultura de paz. Nesse dia houve a participação dos pais, mães e/ou responsáveis”, informa a vice-diretora.

Regina Célia Pinheiro, diretora do Sinpro-DF, também participou do evento e afirma, remetendo-se ao tema do Concurso de Redação do Sinpro deste ano, que a “Escola é lugar de ser feliz”. “Para isso ocorrer, a escola deve ser esse espaço de desenvolvimento de habilidades diversas, cognitivas, sociais, culturais, emocionais, que possibilitem aprendizagens significativas, construindo, assim, no dia a dia, uma educação de qualidade para todos e todas. Isso é o que faz o Proem, abraçando, ano após ano, projetos que auxiliam suas ações didáticas e pedagógicas”.

Banco PROEM

O Banco Proem é um projeto desenvolvido pela EPC-PROEM em parceria com o projeto NaMoral, que abriu sua lojinha no Dia D, oferecendo, aos(às) estudantes, a chance de trocar seus ‘Proens’– moeda especial recebida por bom comportamento, respeito ao próximo, empatia, etc. – por uma série de produtos. O responsável por esse projeto é o professor de matemática Rogerisson da Silva Caetano.

“Esse é um projeto direcionado à educação financeira e competências socioemocionais para estudantes do 1º ao 9º ano da escola, que leciona para os(as) estudantes em vulnerabilidade pedagógica, com condição financeira fragilizada. Os produtos da lojinha vieram de doações. A generosidade de cada um é fundamental para continuar incentivando e recompensando nossos estudantes pelas boas atitudes e ações diárias”, informa a Luciane Queiroz.

Na avaliação da diretoria da escola, o projeto faz a diferença e ajuda a criar um ambiente escolar mais motivador e gratificante. O evento contou com a presença da diretora do Sinpro-DF, Regina Célia Pinheiro; Pedro Luiz Filho, diretor da EPC-Proem; Luciane Queiroz, vice-diretora da escola; da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; Isaías Aparecido, secretário-Executivo da SEE-DF; Sandra Cristina Brito, coordenadora da CRE/PPC; Luciana Aspen, promotora do MPDFT; dentre outros.

A EPC-Proem é uma escola destinada, prioritariamente, ao atendimento de estudantes adolescente, com idades entre 11 e 17 anos, em incompatibilidade de idade em relação ao ano, do ensino fundamental,que estejam em situação de risco ou acumulando múltiplas vulnerabilidades que o impedem de seguir o fluxo do ensino regular e, portanto, necessitando de um atendimento individualizado.

Confira as fotos do evento nas redes digitais do Sinpro.

O projeto “NaMoral”

O NaMoral é um projeto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), criado para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da integridade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Originário do programa Cidadão contra a Corrupção, que consistia em palestras realizadas por servidores e membros do MPDFT nas escolas do DF, o NaMoral estreitou este contato com professores e estudantes e, valendo-se das experiências de integridade mais exitosas nas escolas, da tecnologia social e das metodologias ativas, criou uma didática gamificada, objetivando a formação estratégica de crianças e jovens, para a construção de ecossistemas de integridade.

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