Previdência: Sinpro convoca categoria para audiência pública nesta quarta (3)

Em maio passado, o governador Rodrigo Rollemberg encaminhou à Câmara Legislativa os Projetos de Lei Complementares (PLCs) 19, 20, e 21, para tramitação em regime de urgência, tratando de questões cruciais que envolvem o interesse e o futuro dos servidores públicos do Distrito Federal, pois dizem respeito à previdência e à aposentadoria.
Esses projetos de lei alteram o funcionamento do Instituto de Previdência do DF (Iprev-DF), que é o instituto mantenedor das aposentadorias dos servidores. “Há questões graves sendo debatidas nesses projetos, como a diminuição da participação dos trabalhadores no Conselho de Administração do Iprev-DF, quebrando a paridade”, alerta o diretor do Sinpro Dimas Rocha.
Segundo o diretor, o trabalhador também poderá ser penalizado com uma contribuição maior do que a atual. “Além disso, um desses projetos abre a possibilidade de o GDF utilizar o dinheiro do Iprev para outras fininalidades, o que é um absurdo, e traz insegurança para garantia das futuras aposentadorias”.
Dimas ressalta que o governo pretende ainda alterar os cálculos da aposentadoria daqueles servidores que gozaram abonos ou licença-prêmio. “É um ataque direto aos direitos dos servidores”, disse Dimas.
Por isso mesmo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal – numa iniciativa dos deputados da bancada do PT – realiza nesta quarta-feira (3/6), às 9h, no Plenário, audiência pública para debater essas questões.
O Sinpro convoca a todos(as) professores(as) e orientadores(as) a comparecerem à Câmara Legislativa para acompanhar a audiência pública, exigindo a retirada do regime de urgência desses PLCs, de forma que se possa discuti-los amplamente com a participação efetiva dos principais interessados – os servidores públicos do DF.