Presidenta da CLDF promete apresentar PL da Mordaça somente no 2º semestre

525x390 mordacaA presidenta da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Celina Leão, comprometeu-se a apresentar o Projeto de Lei (PL) 01/2015, o PL da Mordaça, em Plenário somente no segundo semestre deste ano e garantiu que, antes da votação, promoverá um debate sobre ele entre o Sinpro-DF e a autora da proposta, deputada distrital Sandra Faraj (Solidariedade).

A presidenta da CLDF assumiu esse compromisso na sessão ordinária da CLDF, realizada em Brazlândia, na tarde desta terça-feira (23), pelo chamado Câmara em Movimento. Durante a sessão, outros parlamentares – como Lira (PSH), Wellington Luiz (PMDB), Juarezão (PRTB), Luzia de Paula (PEN), Reginaldo Veras (PDT), Professor Israel (PV), Dr. Michel (PP), Chico Vigilante (PT), Wasny de Roure (PT), Ricardo Vale (PT), Chico Leite (PT) – também se comprometeram a rejeitar o projeto de lei quando ele for à votação.

Desde a manhã desta terça-feira, a diretoria colegiada do Sinpro-DF foi para Brazlândia a fim de mobilizar a categoria com carro de som, visitação às escolas urbanas e divulgação de áudio nas rádios para que os (as) professores (as) da rede pública de ensino comparecessem à sessão da Câmara em Movimento. Confira aqui o áudio veiculado nas rádios locais.

Vários (as) docentes participaram da sessão e cobraram dos parlamentares o compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Em breve, será divulgado pelo site do Sindicato e outros meios de comunicação um vídeo explicativo, que está em construção, sobre a repercussão do PL da Mordaça no cotidiano das escolas e o impacto dessa proposta sobre o magistério

Durante a visitação às escolas, diretoras e diretores lembraram à categoria de que esta quarta-feira (24) é data limite, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), para os governos estaduais, municipais e distrital sancionarem seus respectivos planos de educação.

Professores e professoras deverão ir para o trabalho vestidos (as) de branco em protesto contra o posicionamento arbitrário do Governo do Distrito Federal (GDF) de ataque aos direitos trabalhistas do funcionalismo, como auxílio alimentação sem reajuste, aumento de impostos, entre outros.

foto2A população e os professores e professoras do Distrito Federal aguarda a convocação dos (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais concursados (as) para verem as escolas funcionarem normalmente e a categoria docente aguarda um posicionamento do GDF sobre a pauta de reivindicações. Confira aqui o vídeo divulgado antes da Assembleia do dia 17/6.

Por tudo isso e outros ataques a direitos trabalhistas, a diretoria colegiada do Sinpro-DF convoca toda a categoria a se vestir de branco e pede aos (às) professores e professoras e estudantes que enviem fotos e selfies para o e-mail da Secretaria de Imprensa do Sindicato: imprensa@sinprodf.org.br ou para os celulares da imprensa: (61) 93238131 e 9323-8126.