Prêmio valoriza inovação na formação de professores

Para valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras, a 4a edição doPrêmio Professor Rubens Murillo Marques irá selecionar projetos realizados por docentes de licenciatura durante a formação de professores para o ensino básico. Promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que incentiva pesquisas na área de educação, o prêmio irá destinar R$ 30 mil para cada trabalho selecionado.
Com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, podem concorrer projetos realizados por docentes universitários em cursos de licenciatura de todo o país. Cada experiência educativa deve ser inscrita em nome de apenas um professor responsável, mesmo quando a atividade for desenvolvida em parceria com outros autores.
Os trabalhos devem ter sido realizados ao longo de 2013 e concluídos até junho de 2014. O projeto apresentado pelo docente precisa conter informações sobre justificativa da proposta, contexto em que o trabalho está inserido, abordagem dos conteúdos curriculares, comentários sobre inovações implementadas e a avaliação de aprendizagem dos estudantes e do trabalho.
A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão de especialistas que irá fazer a indicação de três premiados. A seleção levará em conta itens como coerência, pertinência e adequação do projeto aos objetivos do prêmio. A premiação inclui diploma e R$ 30 mil, além da divulgação do projeto no site e um espaço na coleção de textos da fundação. Os vencedores também irão receber a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter, contida no jardim interno da FCC.
Os resultados serão divulgados no dia 6 de outubro. Para concorrer ao prêmio, os docentes devem preencher uma ficha de inscrição e anexar o projeto no site da fundação. Mais informações podem ser encontradas noedital de divulgação do prêmio.
(Do Porvir)