Prêmio para quem combater a violência contra a mulher

Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa três anos. E para marcar a data a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lançará na próxima quinta-feira (6), às 9h, em Brasília, Prêmio de Boas Práticas e divulgará balanço da Central de Atendimento à Mulher.

O Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha foi criado para estimular a correta aplicação da legislação e será concedido às pessoas físicas ou jurídicas indicadas por terceiros, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. São cinco as categorias disponíveis: implantação de programas e políticas; criação e implementação de serviços; idealização ou realização de campanhas; realização de estudos e pesquisas e; realização de matérias jornalísticas.

Balanço– Dados da Secretaria Especial de Políticas Especiais para as Mulheres revelam que mais de 45% dos atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher – disque 180, são referentes a informações sobre a Lei Maria da Penha. Balanço também mostra perfil de usuárias, ranking nos estados e regiões.

O evento contará com as presenças da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; do ministro da Justiça, Tarso Genro; e da farmacêutica Maria da Penha que deu nome à Lei; entre outras autoridades e ocorre às 9h no auditório da Secretaria. (Assessoria da Secretaria da Mulher).