Prazo para tirar ou alterar título de eleitor(a) acaba nesta quarta, 4 de maio

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano se encerra nesta quarta-feira, 4 de maio. Alterações como atualização de endereço, transferência de domicílio eleitoral ou inclusão de nome social obedecem ao mesmo prazo.

É possível realizar todos os procedimentos de forma remota, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – na área Autoatendimento do Eleitor – ou aplicativo E-Título, inclusive o pagamento de multas atrasadas. Ao entrar no site, o eleitor ou eleitora deve ter em mãos seus principais documentos como RG, CPF e comprovante de residência. São os mesmos documentos que devem ser levados no caso de visita presencial ao cartório eleitoral.

Para encaminhar a emissão do título ou alterações nele presencialmente, a eleitora ou o eleitor deve se dirigir ao cartórazio eleitoral mais próximo de sua casa. Os endereços podem ser consultados no site do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).

As eleições gerais estão marcadas para 2 de outubro (primeiro turno), e é muito importante que o maior número de pessoas possível esteja apto a participar!

Como fazer pela internet

É muito fácil tirar o título e fazer alterações nele pela internet. No computador ou no smartphone, acesse o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE ou utilize o aplicativo E-Título. Fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a carteira de motorista e um comprovante de residência recente; e faça uma selfie segurando o documento próximo do rosto.

Clique no serviço que você busca: Tire seu título ou Inclua seu nome social, por exemplo. No Portal do TSE, também é possível consultar a situação eleitoral e, caso seja apontada alguma pendência, você pode emitir o boleto da multa que estiver em aberto para a regularização do título. Depois, você deve acompanhar online o andamento da solicitação.

MATÉRIA EM LIBRAS