Práticas pedagógicas de resistência: a escola como lugar da diversidade

Diante de um cenário em que a educação vem sendo desautorizada em sua autonomia, compromisso, responsabilidade e obrigação no que diz respeito ao seu papel de discutir, tratar e transparecer tais problemáticas e práticas pedagógicas que insistam em abordar algumas temáticas, constantemente questionadas e denunciadas, as professoras da rede pública de ensino do DF Aldenora Conceição de Macedo (@aldenora.feminora), Ivana Gonçalves de Oliveira e Jaqueline Aparecida Barbosa lançam o livro Práticas pedagógicas de resistência, volume 2: a Escola como lugar da diversidade.

De acordo com a professora Aldenora Conceição, o livro tem como objetivo difundir ações educativas embasadas na e para a diversidade. A obra é composta por 10 artigos que apresentam trabalhos de professoras(es) que realizam práticas pedagógicas cotidianas com os temas da diversidade e que, a partir de relatos de experiência, apresentam os conflitos e complexidades da implementação destes debates na escola, assim como análises sobre a (re)produção das desigualdades no âmbito escolar. “Para alcançar este objetivo, temos vozes plurais de autoras e autores que são estudantes, professoras e pesquisadoras de várias partes do país, que atuam da educação infantil à universidade, que são pessoas jovens, outras já com uma trajetória consolidada na área, formadas em pedagogia ou licenciadas em disciplinas específicas, entre outras características que atestam a diversidade do grupo”, explica a educadora, complementando que todas elas têm em comum a vontade e a coragem de continuar abordando estas temáticas, mesmo em um contexto tão desfavorável, trabalhando em prol de uma educação que tem como propósito a busca pela justiça social.

O livro é de acesso aberto e para ter acesso basta clicar aqui e baixar o arquivo. Caso tenha interesse na versão impressa, basta fazer a solicitação via site da Editora Fi. O lançamento ainda está sendo organizado em forma de seminário e será divulgado em breve.