Portinari é tema de livro digital da Escola Classe 413 Sul

Cores, movimentos, sabores e sensações permeiam de vida e aprendizado o livro digital No Mundo de Portinari: Sensações, Cores e Brincadeiras, uma obra de construção coletiva feita por estudantes dos quartos e quintos anos da Escola Classe 413 Sul. Lançado no dia 20 de agosto, no aniversário de 59 anos da escola, o livro digital é fruto de trabalhos pedagógicos, do primeiro semestre de 2022, de atividades que se inspiraram no pintor modernista brasileiro, Cândido Portinari.

Pelos traços e cores do pintor brasileiro, temas atuais foram traçados pelas caligrafias infantis e o risco do lápis de cor. Questões atuais, nem sempre alegres, como a fome e a violência, encontraram na espontaneidade e nos pincéis dos(as) pequenos(as) Portinaris, um traço de esperança e liberdade.

Nesse aprendizado lúdico e interdisciplinar, os(as) estudantes viveram e produziram sua própria arte. O livro digital conta com relatos, pesquisas e desenhos das crianças e com fotografias de Hebert Cavalcante que, misturando arte e vida, reproduziu imagens das pinturas de Portinari, tendo os(as) estudantes da EC 413 Sul como modelos. Os(as) pequenos(as) artistas atualizaram, reviveram e reinventaram cenas das obras com as quais mais se identificavam.

No Mundo de Portinari: Sensações, Cores e Brincadeiras é uma edição digital não comercial, disponível gratuitamente, para compartilhamento e uso pedagógico. Para acessar, clique em https://bit.ly/3PLuNxj e faça seu download.