Portal do Bicentenário da Independência promove atividades para rememorar os vários sentidos da independência

2022 09 05 bicentenario independencia

Começa nesta segunda-feira (5) o “VIRANDO O 7”, série de atividades do Portal do Bicentenário que serão realizadas de 5 a 9 de setembro, com transmissão pelo canal da organização no Youtube. A iniciativa busca comemorar os vários sentidos da independência para a população brasileira de todos os territórios que conformam o país.

Ao longo de toda a semana serão realizadas diversas atividades online, como mesas redondas, rodas de conversa, programas de rádio, exibição de filmes e documentários que terão como foco o diálogo entre as professoras e professores da Educação Básica, ativistas sociais e pesquisadoras(es) de várias áreas do conhecimento de todo o Brasil. 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) apoia a iniciativa. No dia 7 de setembro, a partir das 9h, o presidente em exercício da Confederação, Roberto Leão, vai participar da mesa “Balanço sobre o Bicentenário com instituições parceiras”. 

Neste momento sombrio e de profundos ataques à democracia brasileira, o Portal do Bicentenário e seus parceiros institucionais se propõem a problematizar os passados que autorizam este nosso presente. A proposta do VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário é debater sobre os projetos de brasis que estiveram em disputa nestes 200 anos, sem esquecer as invasões e as guerras, assim como as densas e ricas produções políticas e culturais, que aqui se estabeleceram a partir de 1500. 

As transmissões acontecerão pelos canais do Youtube e Instagram do Portal, e em canais de parceiros que serão divulgados ao longo da semana.

A programação completa pode ser acessada no site www.portaldobicentenario.org.br

Sobre o Portal

O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho.

Fonte: CNTE