População do DF vai às ruas exigir “Fora Cunha” e “Fora Temer”

Está marcada para a próxima segunda-feira (12/9) a votação da cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha, na Câmara dos Deputados. No mesmo dia, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão o Ato Fora Cunha e Fora Temer. A concentração da atividade está marcada para 18h, no Museu Nacional.
“A gente tem que exigir a cassação de Cunha, que é adjetivado como o gângster da política brasileira. Cunha é a personificação do ataque aos direitos da classe trabalhadora e aos direitos humanos. Ele e Temer querem, simplesmente, detonar com o povo brasileiro. Por isso, é Fora Cunha e Fora Temer”, afirma o dirigent
e da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.
Eduardo Cunha é réu em ação por mentir à CPI da Petrobras ao dizer que não possuía contas bancárias fora do Brasil. Ele, que renunciou à presidência da Câmara, teve que ser notificado da data da votação que pode decidir seu futuro político por meio do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8). Isso porque a Secretaria Geral da Câmara teve dificuldade de encontrar o parlamentar afastado. Foram feitas três tentativas, incluindo o envio à residência e aos gabinetes funcionais de Cunha em Brasília, além de seu apartamento no Rio de Janeiro.
Como principal marca, Eduardo Cunha traz o rótulo de inimigo da classe trabalhadora, da juventude, dos negros, mulheres e LGBTs, já que patrocinou projetos contra direitos e conquistas do povo brasileiro. Ele também é, junto com Michel Temer, o principal articulador do processo ilegítimo e imoral de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.
Para que Eduardo Cunha seja afastado da Câmara definitivamente, perdendo seu mandato, serão necessários 257 votos. Para a oposição, que pede a cassação de Cunha, a votação em separado do impeachment e do mantenimento dos direitos políticos de Dilma Rousseff pode se tornar um impasse durante a cassação de Cunha, uma vez que se acredita que seus aliados devem utilizar o precedente criado para salvar os direitos políticos do parlamentar.
Serviço
Ato Fora Cunha e Fora Temer
Dia 12 de setembro, segunda-feira
Horário: Concentração às 18h, no Museu Nacional