Plenária reúne entidades e movimentos em apoio à greve da educação

Na manhã de terça-feira (09), diversos sindicatos, movimentos sociais e parlamentares participaram de plenária em apoio à greve da Educação no auditório da CUT-DF. Foi um momento importante de solidariedade e de articulação entre os movimentos.

A mesa da atividade foi composta pelo presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues; pelos dirigentes da CNTE Heleno Araújo (presidente) e Fátima Silva (secretária-geral); pela deputada federal Érika Kokay e pelo deputado distrital Gabriel Magno. O deputado distrital Chico Vigilante também compareceu à plenária, manifestou seu apoio, e precisou sair para agendas na Câmara Distrital.

Representando o Sinpro-DF, a diretora Luciana Custódio fez um resgate histórico da construção do movimento desde 2022, com os debates acumulados pela categoria sobre a reestruturação da carreira e as tantas solicitações de reunião protocoladas pelo sindicato junto ao governo.

Os participantes da atividade declararam seu apoio ao movimento diante da judicialização da greve, encaminhada por Ibaneis. E Luciana lembrou: “Quem está na ilegalidade é o governador Ibaneis, que não cumpre nem a Lei do Piso nem a meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação)”.

Diversas manifestações de apoio de entidades do movimento social e sindical que estiveram na plenária têm chegado ao Sinpro, e elas estão sendo divulgadas nas nossas redes sociais.

Confira como foi a plenária assistindo ao vídeo!