Plano de formação sindical começa com mapeamento de demandas da base

A Secretaria de Formação da CUT Brasília vai intensificar o trabalho de formação sindical dos dirigentes, mas a partir da identificação das demandas específicas em cada sindicato filiado. Essa estratégia foi discutida no Coletivo de Formação, constituído por dirigentes responsáveis por esse trabalho em cada sindicato, em reunião realizada na última quarta-feira (25) no auditório Adelino Cassis da CUT Brasília. Os participantes elaboraram uma pauta com as próximas ações do grupo.

IMG_20151125_105614174A secretária de Formação da CUT Brasília, Nilza Cristina, explicou que a  proposta é realizar visitas em cada sindicato para ver de perto  a realidade e os problemas enfrentados pelos dirigentes e militantes em cada categoria. Nilza ressalta que muitos sindicatos ainda não possuem uma Secretaria de Formação e que isso precisa ser mudado. “Precisamos ampliar o trabalho de formação, preparar nossos dirigentes e militantes para o enfrentamento dos patrões, de forma a contribuir para que cada categoria avance cada vez mais na organização da base e nas suas pautas”.
Depois das visitas, os sindicatos devem enviar suas demandas para que a Secretaria de Formação elabore um seminário específico para cada categoria. “O Coletivo percebeu que não adianta começar com uma formação geral, sem entender a realidade do outro companheiro. Por isso, consideramos importante realizar esse primeiro passo”, ressaltou a dirigente.
A próxima reunião do Coletivo está prevista para acontecer na primeira quinzena de janeiro. Logo depois, em fevereiro,  a Secretaria de Formação deve dar continuidade ao Curso de Formação e Representação Sindical de Base (ORSB), que estava em andamento.
Para planejar as novas ações, a Secretaria de Formação pede que cada sindicato encaminhe para o email da pasta (secretariadeformacao@cutbrasilia.org.br) com o contato telefônico  do diretor responsável pela formação no sindicato, ou de mais diretores, para a criação de um grupo do Coletivo no whatsaap, o aplicativo de troca de mensagens (texto, imagens e voz) por celular.