PL da Mordaça preconiza cartaz para humilhar professor

A cada nova leitura do projeto de lei de autoria da deputada distrital Sandra Faraj (SD-Solidariedade), o PL da Mordaça, mais nos assustamos com o tamanho desrespeito à categoria e à democracia.
O Anexo I do projeto estipula um cartaz, intitulado “Deveres do Professor”, a ser fixado nas escolas. O anexo indica, inclusive, suas medidas de altura e largura. Bem didático.
O cartaz, na verdade, é uma síntese do PL da Mordaça e discorre, em seus cinco itens, todo o arcabouço antidemocrático que o projeto tenta empurrar goela abaixo dos professores.
Em resumo, os professores e professoras ficam ameaçados de censura; de humilhação pública, através da fixação desses cartazes que explicitam a cassação de sua liberdade de ensinar; e até de responsabilização pela ação de terceiros em sala de aula.
Esquece-se a deputada, porém, que a categoria se caracteriza pelo seu compromisso com uma educação democrática, inclusiva e de qualidade no Distrito Federal. Com decisiva contribuição de nossa ação coletiva, o DF é hoje referência na educação pública para todo o país. Isto prova o profundo desconhecimento da parlamentar acerca dos processos pedagógicos, do dia-a-dia das escolas e da rotina dos professores(as).
E é justamente em nome dessa história e desse compromisso que repudiamos veementemente o projeto de lei da deputada Sandra Faraj, que representa, por fim, uma afronta ao trabalho dos professores e professoras em sala de aula, além de profundo desrespeito e até desprezo pela nossa categoria.
>>> Clique aqui e leia a íntegra do PL da Mordaça
Leia também:

Projeto da Mordaça de Sandra Faraj quer reviver tempos da ditadura

PL da Mordaça criminaliza movimento dos trabalhadores

PL propõe volta da censura às salas de aula