Pessoas com comorbidades poderão se cadastrar para vacinação contra a Covid-19

O Sinpro-DF informa que pessoas entre 18 e 59 anos, que tenham alguns tipos de comorbidade (lista abaixo), poderão se vacinar contra a Covid-19. Para participar do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), a pessoa deverá se cadastrar no site vacina.saude.df.gov.br, e em seguida agendar a vacinação, conforme liberação de vagas que serão anunciadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Importante ressaltar que o cadastramento só estará disponível para aqueles(as) que apresentarem alguma das doenças pré-existentes apresentadas na lista.

O cadastramento no site tem início nessa sexta-feira (30) e o sistema da Secretaria de Saúde irá reconhecer, através do CPF do usuário, se ele é portador de alguma comorbidade no caso de haver registro de atendimentos no SUS. Não havendo esse reconhecimento, o usuário poderá se cadastrar, no entanto, deverá apresentar um laudo médico quando for vacinar. O agendamento será anunciado posteriormente.

 

Confira o passo a passo para cadastrar via internet:

Para se cadastrar, acesse o site vacina.saude.df.gov.br; escolha a opção “cadastro comorbidades”; preencha os dados; selecione a comorbidades; preencha as informações adicionais sobre a comorbidades; e finalize o cadastro e em seguida confirme. O agendamento será realizado conforme o período do agendamento de cada comorbidade a ser anunciada no site da Secretaria de Saúde.

Importante ressaltar que, ainda não há vagas abertas.

 

Vacinação para as grávidas

As mulheres grávidas e puérperas com e sem comorbidades também precisam se cadastrar na Secretaria de Saúde do DF para serem vacinadas contra a Covid-19. Na primeira fase, prevista para 4 de maio, serão contempladas as grávidas com comorbidades.

Já as gestantes sem doenças crônicas serão vacinadas na segunda fase do programa, destinado para pessoas com comorbidades. Todas precisam se cadastrar no site vacina.saude.df.gov.br e apresentar laudo médico validando a vacinação para garantir que não tenham nenhuma contraindicação para o recebimento das vacinas.

A PREVISÃO para vacinação de grávidas e puérperas será de 4 a 6 de maio.

 

Doenças pré-existentes:

Diabetes melitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão Arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e pericardiopatias

Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos

Anemia falciforme

Obesidade mórbida

Síndrome de down

Cirrose hepática

 

Clique aqui e confira a matéria da Secretaria de Saúde do DF.