Perseguição a professora em Belo Jardim/PE que reivindica direitos da categoria pode ensejar responsabilização judicial da gestão pública municipal

2022 03 08 nota publica cnte site

No último dia 25 de fevereiro, um grupo de professoras da rede municipal de ensino de Belo Jardim, município situado no agreste pernambucano, decidiu cobrar da secretaria de educação do município a correção de um erro na folha de pagamento dos/as educadores/as de uma escola da cidade. Nada mais comum e usual, a não ser pelo fato da postura reativa e hostil aos/às profissionais do magistério assumida pela gestão municipal.

A falta de uma cultura política democrática faz com que muitos gestores pelo Brasil afora se achem no direito de, diante do exercício legítimo de reivindicação de seus servidores públicos, atacar e vilipendiar a honra e imagem daqueles e daquelas que protestam por seus direitos. E foi isso que ocorreu na gestão municipal do Prefeito Gilvandro Estrela (DEM), quando a sua secretária de educação e tecnologia Carmem Peixoto começou a atacar o grupo de profissionais do magistério municipal nas redes sociais. A principal vítima foi a professora Regina Marçal que, acusada de não ter equilíbrio emocional, prestamos agora nossa solidariedade.

 

As acusações da secretária Carmem Peixoto contra a profissional, para além de ser uma atitude típica de um machismo reproduzido por uma mulher, devem ser respondidas judicialmente. As mensagens nas redes sociais ainda insinuam possíveis atos de retaliação contra o grupo que protestou por seus direitos, indicando a possibilidade de retirar o grupo de professoras da escola onde, por seleção pública, foi escolhido para exercer suas funções. Caso essa ação da gestão pública municipal se confirme, ficará caracterizado ato antissindical que poderá ser denunciado até em organismos internacionais, como a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os/as educadores/as brasileiros/as prestam sua solidariedade ao grupo de professoras que lutaram por seus direitos naquele dia, em especial na figura de Regina Marçal. Cobramos da Prefeitura de Belo Jardim uma postura que dignifique a gestão pública da cidade. Bom gestor é aquele que sabe exercer o diálogo que a secretária Carmem não soube fazer.

Brasília, 07 de março de 2022.
Direção Executiva da CNTE

Fonte: CNTE