Pedidos de remanejamento escolar podem ser feitos até sexta (6)

Termina na sexta (6) o prazo para pais e responsáveis pedirem o remanejamento escolar em 2016 de alunos da rede pública. O procedimento permite a mudança da escola ao estudante já matriculado no ano letivo de 2015. Para isso, deve-se fazer a solicitação na secretaria da unidade de ensino atual e indicar a região ou o local para onde quer a transferência.
“Pedimos aos responsáveis que tenham certeza desse processo antes solicitá-lo. Uma vez conseguido o remanejamento, não há possibilidade de desistir e voltar para a escola anterior”, ressalta o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (fusão das Secretarias de Educação e do Esporte e Lazer), Fábio Pereira de Sousa.
O prazo não vale para alunos com deficiência, cujo período de mudança terminou em 16 de outubro.
Novas inscrições
Além do remanejamento e da renovação de matrícula — que é confirmada de imediato —, a secretaria abriu em outubro o período de inscrição para novos estudantes. Do dia 1º ao 23, foram registrados 42.290 pedidos na educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio). Em novembro, a pasta fará o planejamento necessário para distribuir os alunos.
A secretaria ainda calcula o número de inscrições de novos estudantes para a educação de jovens e adultos, feitas no período de 24 a 31 de outubro. Balanço preliminar indica 7.110 solicitações. Essa modalidade abrange, no ensino fundamental, alunos a partir de 15 anos, e, no ensino médio, a partir de 18 anos.
Resultados
Os resultados do remanejamento escolar e das novas inscrições serão divulgados em 16 de dezembro, às 17 horas, no site da secretaria e nas coordenações regionais de ensino. Após a divulgação, deve-se efetivar a matrícula pessoalmente na escola em que o aluno tiver sido alocado, mas o prazo para essa etapa ainda não foi definido.
Os interessados em vagas na educação infantil, nos ensinos fundamental e médio e na educação de jovens e adultos que não fizeram o pedido dentro do prazo devem aguardar pelas vagas remanescentes. O cronograma para essa fase está previsto para o fim de janeiro.
(Do Jornal de Brasília)