Pauta dos servidores da UnB volta a ser discutida pelo MEC

Apesar de a greve dos servidores da UnB ter sido suspensa antes de os trabalhadores alcançarem o atendimento da pauta de reivindicações, os pontos de luta dos servidores técnico-administrativos da Universidade ainda podem ser atendidos. Isso porque em reunião com representantes da Fasubra – federação que representa os técnico-administrativos das universidades públicas federais –, nessa terça-feira (25), o secretário executivo do Ministério da Educação – MEC, Luiz Cláudio, afirmou que a pasta retomará o processo de negociação com a categoria. No encontro, foi aberta uma agenda de negociação, ficando para o dia 9 de julho nova reunião entre a entidade sindical e o ministério.
A reunião faz parte do cumprimento de liminar do Superior Tribunal de Justiça – STJ, que, ao mesmo tempo em que determinou o fim da greve dos técnico-administrativos, exigiu que o governo retomasse o processo de negociação com os representantes dos trabalhadores.
Para o dirigente da Fasubra, Paulo Henrique, apesar de cumprir uma burocracia, a reunião com o MEC traz resultados positivos. “Retomamos uma agenda de negociação e vamos pressionar para que haja resultados positivos. É neste processo que vamos, ambas as partes, deixar explícito os sins e os nãos”, avaliou.
Os servidores técnico-administrativos da UnB ficaram em greve por quase cem dias. Entre as reivindicações da categoria, estão a jornada de trabalho de 30 horas semanais, o aprimoramento da carreira; a antecipação para 2014 da parcela de reajuste salarial prevista para 2015; ascensão funcional; reposicionamento dos aposentados no Plano de Carreira; valorização e isonomia dos benefícios entre os três Poderes.
Continuidade da luta
O Conselho de Representantes dos servidores técnico-administrativos da UnB se reunirá nesta quinta-feira, dia 3, para avaliar o movimento da categoria e traçar o Plano de Lutas 2014. A atividade será às 9h, no auditório do Sintfub, e é preparatória para a assembleia de toda a categoria da Universidade, que se realiza no dia 10, às 9h, no prédio da reitoria.