CEM 01 do Gama realiza passeata em repúdio ao feminicídio
A comunidade do CEM 01 do Gama realizou uma passeata contra o feminicídio e pela vida das mulheres na última sexta-feira, 23 de agosto. Vestindo camisetas brancas, a comunidade saiu às ruas levando cartazes, faixas e balões brancos.
A ação foi também uma forma de levar seu apoio a uma família que viveu uma tragédia. Na terça-feira, 20 de agosto, Juliana Soares foi morta pelo ex-namorado quando estava na companhia de sua mãe e de sua filha. Juliana era também mãe de uma estudante do CEM 01 – que esteve na passeata, acolhida pelos colegas que estavam muito sensibilizados com o ocorrido. A escola decretou luto de 3 dias.
“A passeata foi um ato de apoio à família e também de repúdio no que se refere ao acontecido, que se repete na sociedade ao qual muitas de nossas mulheres e meninas dessa comunidade escolar são vítimas de violências similares”, disse a orientadora educacional da escola Sônia Bolzan. Toda a comunidade se envolveu na construção do ato, com destaque para a participação do Movimento Estudantil Alternativo do CEM 01.
O feminicídio aconteceu em pleno Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Esta semana – 26 a 30 de agosto – é a semana de combate à violência contra as mulheres nas escolas do DF.