PAS: cerca de 300 protestam

Estudantes da rede pública do Distrito Federal voltaram às ruas para protestar contra o fim da isenção da taxa de inscrição do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). No início da manhã de ontem, com cartazes e bandeiras, cerca de 300 alunos bloquearam o Eixo Monumental, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. O grupo também tentou fechar o Eixão Norte. A Polícia Militar, porém, usou spray de pimenta para dispersar os manifestantes. A Secretaria de Educação alega não ter orçamento para bancar o valor de R$ 100 equivalentes às inscrições. Os alunos prometem parar as escolas caso a gratuidade não seja cedida.
“Ficamos sabendo que teríamos que bancar as taxas quando foi lançado o edital. Para quem tem dificuldades financeiras, esse montante faz muita falta. Sem a isenção, fica praticamente impossível ter o direito de cursar uma universidade”, afirmou Matheus Natanael do Nascimento, 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio (CEM 417) de Santa Maria.  As inscrições começaram em 1º de setembro e seguem até amanhã. As provas serão realizadas em novembro e dezembro.
Esta é a primeira vez em 10 anos que o GDF deixa de arcar com as despesas das inscrições. Em nota, a assessoria de imprensa da pasta disse que “representantes do órgão reiteraram a impossibilidade jurídica e financeira do governo para o pagamento da taxa de inscrição do PAS”.
Fonte: Correio Braziliense