PARTICIPE| DIÁLOGO SOBRE A DENGUE NO AMBIENTE ESCOLAR

Não é de hoje que os casos de dengue no Distrito Federal preocupam diariamente a população. Só no ano de 2020, o quadradinho registrou uma média preocupante de 47.704 casos prováveis de dengue. É comum dentro das nossas casas, o diálogo sobre o assunto, porém no ambiente escolar, parece ser uma realidade distante, pelo menos no DF.

Foi isso que o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde – LabECoS da UnB, descobriu durante pesquisa realizada em diversas cidades pelo país com professores(as) da rede pública e privada. Durante o período em que ocorreu a pesquisa de campo, foi perceptível a importância de uma capacitação voltada para os profissionais da educação sobre a temática das arboviroses dengue, zika e Chikungunya.

O projeto Arbocontrol nas escolas é fruto de uma pesquisa nacional, realizada pelo (LabECoS/UnB), em parceria com outras instituições federais de ensino do Brasil, com o apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa nacional teve início em 2017 e buscou conversar com professores da rede pública, profissionais da saúde e moradores de 16 municípios entre as cinco regiões do país.

Com tamanhas experiências e descobertas durante as investigações, o projeto ganhou forças e agora pretende levar aos profissionais da educação pública, um curso totalmente virtual sobre metodologias ativas, a importância do PSE e das PICS no âmbito das arboviroses. O curso terá a duração de 180/horas aulas. Além do acesso gratuito, os participantes serão certificados como extensionistas pela Universidade de Brasília.

O período de inscrição será disponibilizado em breve no site. Para mais informações, acesse aqui